Sede

EMPREGOS: Comércio e serviços registram alta neste início de ano em Campina Grande

O primeiro mês do ano de 2023 foi, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), favorável para os setores do comércio e serviço em Campina Grande. A cidade que alcançou ano passado a marca de 20 meses consecutivos com saldo positivo na geração de empregos, entra em 2023 mantendo números favoráveis nos dois setores, e mais uma vez à frente de cidades como João Pessoa (PB), Caruaru (PE) e Sobral (CE).

Setor de serviços foi um dos que criaram vagas

O município registrou 2.957 admissões em janeiro nas áreas de agropecuário, indústria, comércio, serviço e construção civil, destacando o setor de serviço que obteve isoladamente 1.565 novas vagas e comércio com 951. No setor de serviços, Campina Grande registrou um saldo positivo de 138. Cidades pernambucanas economicamente importantes registraram saldo negativo, como Olinda (PE) -895 e Petrolina(PE) -142. Algumas cidades conseguiram também um saldo positivo, mas ainda inferior à marca alcançada por Campina, como é o caso de Caruaru (PE) com 121, João Pessoa (PB) com 54, Sobral (CE) com 9 e Santa Rita (PB) com o saldo positivo de 1 vaga de emprego no setor de serviços.

No comércio Campina teve um saldo positivo de 197, já João Pessoa (PB) registrou -430 de saldo, Santa Rita (PB) -30, Olinda (PE) -100, Caruaru (PE) -128, Sobral (CE) -130 e Petrolina (PE) registrou o saldo positivo de 13 novas vagas no setor comerciário.

Em âmbito geral, todas as cidades citadas fecharam o mês de janeiro com saldo negativo, com exceção de Caruaru que obteve 154. O município de Campina Grande teve o saldo de -138 em função do desempenho no setor da indústria. Em João Pessoa o saldo negativo foi cinco vezes maior chegando a -765, Santa Rita (PB) de -393, Olinda (PE) -950, Petrolina (PE) de -435 e Sobral (CE) de -1.125. Os números ainda são reflexos econômicos de um último semestre de 2022 atravessado não apenas pela sazonalidade habitual do período para os desligamentos no mercado de trabalho, como também pelo impacto gerado pelo fator das eleições.

Segundo a economista Laudiceia Araújo, os dados referentes ao primeiro mês de janeiro de 2023 mostram uma tendência na recuperação dos empregos formais após o fim das restrições impostas pela pandemia da COVID 19. “A retomada das atividades normais repercute de maneira positiva na geração de empregos com carteira assinada, além disso, há um aumento da confiança na retomada do crescimento da economia nacional, com a expectativa do controle da inflação e da queda da taxa de juros, fatores que acabam impulsionando o crescimento desses dois setores”, explicou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Laryssa Almeida, destaca que toda a gestão está empenhada para favorecer o crescimento da empregabilidade. “Juntos estamos construindo novas ações para que esses números cresçam ainda mais. São capacitações, cursos, eventos e novos projetos para que a engrenagem da empregabilidade continue a funcionar de forma exitosa”, frisou a secretária.

Codecom

Rolar para cima