Prefeitura de Campina Grande participa de reunião com representantes da Embratur sobre divulgação d’O Maior São João do Mundo na América do Sul

Durante o encontro virtual foram definidas as datas para a realização de Famtour’s para promover Campina como destino turístico.

A Prefeitura de Campina Grande, através de articulação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDE, realizou na tarde desta quarta-feira, 29, uma reunião online com representantes da Embratur. Na pauta foi discutida a parceria entre o Governo Federal e o município de Campina Grande, que em conjunto buscam organizar ações de promoção internacional da edição dos 40 anos d’O Maior São João do Mundo, utilizando como uma das estratégias junto às operadoras de turismo da América do Sul o uso do Famtur.

Ficou acordado que os Famtour’s ocorrerão no período de 19 a 21 de junho. Campina receberá 14 visitantes. A ideia é apresentar os produtos e serviços turísticos de Campina Grande durante as viagens de familiarização oferecidas aos agentes de viagens e operadores de turismo sul-americanos. Serão priorizados na América do Sul os países Argentina, Chile e Peru. A escolha é em função da média histórica do fluxo de turistas dessas localidades. A expectativa é de ampliar a atração de turistas sul-americanos.

Representando a Embratur, participaram da reunião o assessor executivo da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional, Wilson Freitas e a Coordenadora de Parcerias e Desenvolvimento de Mercado, Carina Câmara. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Laryssa Almeida, representou Campina Grande, enquanto gestora da pasta responsável pela execução d’O Maior São João do Mundo.

Também participaram da agenda o representante da Arte Produções, empresa executora do projeto d’O Maior São João do Mundo 2023, Marcelo Rocha e a secretária de Cultura do município, Giseli Sampaio.

De acordo com dados da PBTur de 2022 fornecidos à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apenas cinco países da América do Sul visitaram o destino Campina Grande, representando 28,09% do total de visitantes estrangeiros, sendo os argentinos os que mais buscam a cidade, num total de 14,4%.
Para a secretária Laryssa Almeida o apoio da Embratur na divulgação fora do país é uma soma importante para ampliação desse público. “Temos muito o que crescer na atração de turistas da América do Sul e os Famtour’s deverão potencializar Campina como escolha entre os países vizinhos”, considerou a secretária.

Com a chegada de nova gestão no governo federal, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, desde janeiro mantém contato com a Embratur para divulgação e promoção d’O Maior São João do Mundo. Ainda no final do ano passado Campina foi inserida pela Embratur no roteiro dos maiores eventos alusivos ao período do Natal em 2022. A promoção da Rainha da Borborema, como destino turístico natalino, foi validada pela Embratur a partir da ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede).