Por que investir em campina grande?

Quando se fala em economia criativa e empreendedorismo, Campina Grande é destaque nacional. De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo criado pela Endeavor e produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Campina ocupa o 6º lugar no Brasil no ranking das cidades que se destacaram em 2022, no ambiente local de negócios, dentro da temática de inovação.

Campina Grande também é uma cidade universitária, com um total de 11 faculdades públicas e privadas, onde estudam pessoas de todo o país. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi classificada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), como maior depositante de registro das patentes de invenção no Brasil em 2020. A UFCG ocupou o primeiro lugar na lista e ficou à frente da Petrobras.

Em pesquisa divulgada em 2020, Campina Grande registrou o 2º maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as cidades do interior do Nordeste, com mais de 200 mil habitantes, de acordo com dados recolhidos em 2017 do PIB dos Municípios, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). Na comparação com cidades desse porte, o valor do PIB campinense, foi de R$ 8,648 bilhões.

Durante a oitava edição do Connected Smart Cities & Mobility, de 2022, foram mapeadas informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, totalizando 680 cidades e no Ranking geral, Campina Grande foi destaque no eixo do Meio Ambiente e da Saúde, sendo ainda a única cidade da Paraíba inserida no eixo do empreendedorismo com a 12ª colocação no Nordeste e ocupando a 50ª posição nacional.

No índice de Concorrência dos Municípios (ICM) 2022 do país, um estudo do Ministério da Economia, do Governo Federal, Campina Grande foi avaliada junto à capital paraibana, João Pessoa, que ficou na 17° colocação com 427,24 pontos, enquanto Campina Grande consagrou-se na nona posição com 498,51 pontos. João Pessoa e Campina Grande tiveram o melhor desempenho no quesito Qualidade da Regulação Urbanística.

Um dos títulos mais importantes, conquistados em 2021, pela Prefeitura de Campina Grande, foi o selo de ‘Cidade Criativas’, na categoria Artes de Mídia, título concedido pela Unesco. Apenas 295 cidades integram o grupo em todo o planeta. O anúncio foi feito pela diretora-geral da organização mundial, Audrey Azoulay, em Paris. A propositura para que Campina Grande recebesse o título de Cidade Criativa, foi uma ação em conjunto com a prefeitura Municipal, Sebrae Paraíba, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e de outras instituições, como Fecomércio, Fiep e CDL-CG.

Conforme os dados prévios do Censo 2022, a segunda cidade mais populosa da Paraíba é Campina Grande com aproximadamente 418,1 mil habitantes.