Sede

CIDADES INOVADORAS: Em novo ranking, Campina Grande desponta como a 3ª no Brasil e a única no Nordeste em 2023 entre as cidades inovadoras

Campina Grande conquistou, em 2023, a terceira posição no ranking de inovação entre as cidades brasileiras. E mais: na relação dos 11 municípios brasileiros destacados como inovadores, é apontado como o único do Nordeste nesse ítem, de acordo com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Foto: Leydson Jackson

O relatório do instituto trata do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). O ICE apresenta a classificação geral e sete rankings em áreas determinantes para o desenvolvimento do ambiente de negócios. Campina Grande destaca-se como a terceira do Brasil e primeira do Nordeste no índice Inovação.

No ranking, são apresentadas as cidades com melhores condições para o empreendedorismo, a partir de sete fatores determinantes: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Cinco cidades despontam no determinante Inovação:

– Florianópolis (SC), que sai da 3° posição no ICE de 2022 para a primeira no ICE de 2023; Limeira (SP), que saltou da 25° posição para a 2°; Campina Grande (PB), que avançou três posições.

Agora a Rainha da Borborema está no terceiro lugar, superando, inclusive, grandes centros como Campinas e São Paulo (SP), que estão, respectivamente, no 4° e 5° lugar neste índice.

Florianópolis, Limeira e Campina Grande, as três melhores colocadas, despontam como locais com mais condições para a criação de negócios com potencial de gerar inovações. Isto é resultado da concentração de talentos no mercado de trabalho local, financiamento de ações de inovação e infraestrutura tecnológica. Os empreendedores inovadores estão associados, ainda, à identificação de novos produtos, processos e mercados.

Segundo a pesquisa, o fator Inovação é formado por dois subdeterminantes. O subdeterminante Inputs é referente aos recursos humanos, financeiros e estruturais que potencializam o empreendedorismo inovador. Já o subdeterminante Outputs, no qual Campina Grande se destaca, aponta para os resultados que tais recursos efetivamente geraram em termos de infraestrutura para a inovação das cidades.

As razões

O sucesso de Campina Grande tem como base o fato da cidade contar com relevante quantidade de mestres e doutores formados nas áreas de ciência e tecnologia, além de ter um Polo Tecnológico que reúne empresas de base tecnológica, possui instituições como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e escolas técnicas e centros de apoio à pesquisa como a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

Patentes

Campina Grande apresenta ainda impressionante registro de 30 patentes por mil empresas, valor bem acima da cidade de Caxias do Sul, segundo maior registro de patentes (18 patentes por mil empresas), e seis vez mais que a média de patentes da amostra de cidades (5,85 patentes por mil empresas).

Conforme o relatório, “é inegável que boa parte da proeminência da cidade de Campina Grande se dá pelo engajamento da UFCG, que foi a instituição que mais registrou patentes no país, totalizando 96 registros, o que dá 1,82% da participação nacional.”

Ranking de inovação

1º Florianópolis (SC)
2º Limeira (SP)
3º Campina Grande (PB)
4º Campinas (SP)
5º São Paulo (SP)
6º Caxias do Sul (RS)
7º Joinville (SC)
8º Blumenau (SC)
9º São José dos Campos (SP)
10º Curitiba (PR).

Rolar para cima