Desenvolve Campina: Prefeitura de Campina Grande lança primeiro boletim econômico do município

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), em parceria com o grupo 6Sigma, disponibilizou o Boletim Econômico do Desenvolve Campina que servirá como base de informações socioeconômicas que irá auxiliar nas decisões estratégicas em prol do desenvolvimento local. As informações fornecidas no boletim são de fontes oficiais e estão reunindo números referentes até o mês de março de 2023. O material já está disponibilizado no site oficial da secretaria: https://sede.campinagrande.pb.gov.br/

Foto: Leonardo Silva

Campina Grande acumula títulos atraentes para quem pretende empreender na cidade. Faltava aos investidores locais o acesso a um banco de dados socioeconômicos que exibisse uma fotografia numérica sobre as potencialidades da Rainha da Borborema e o boletim económico iria fornecer todos os dados e que mostra com detalhes todo o potencial do município. Dentre os destaques, é que Campina Grande está entre as 100 melhores cidades no Brasil para fazer negócio, segundo o ranking realizado pela Urban Systems por solicitação da Revista Exame e o terceiro lugar no País no ranking de inovação, sendo a única cidade do Nordeste nesse patamar de destaque. E a partir de agora, com todo o detalhamento econômico através do Boletim, Campina Grande conseguirá montar estratégias com base em indicadores socioeconômicos.

Nesta edição, foram priorizados os dados sobre a estimativa da População, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Salário Médio Mensal, Número e Percentual de pessoas Ocupadas, Produto Interno Bruto (PIB), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Importação e Exportação, Número total de empresas e Microempreendedores Individuais, Transporte Aéreo de Cargas e Passageiros e Operações Aéreas. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Laryssa Almeida, que está à frente da execução do Boletim Econômico, destaca e incentiva que todo o setor econômico adquira o material disponibilizado: “É uma grande fonte de informação, de fácil acesso e de forma gratuita disponibilizado pela Prefeitura de Campina Grande. O Boletim Econômico servirá como uma grande fonte de base de dados com indicadores socieconômicos que auxiliará em diversas ações econômicas por todo o município. Em breve outras edições serão lançadas ainda este ano, referentes a setores específicos como turismo, inovação, indústria e comércio. Nossa Rainha da Borborema tem um enorme potencial, e agora temos números que comprovam toda a nossa grandiosidade”.

Foram utilizados como fonte para o Boletim o Índice de Cidades Inovadoras da ENAP, IBGE, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Novo CAGED, Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Portal do Empreendedor, SEBRAE Paraíba, Conselho Nacional de Transporte, ANAC e INEP.